Entre os meses de maio e junho, a ProDiesel teve a oportunidade de prestar serviço para o Magalu – uma oportunidade única, por sinal. Pioneiro no varejo e buscando sempre a inovação na multicanalidade, o grupo figura como um dos principais players do Brasil. Hoje, emprega mais de 35000 pessoas e movimenta a economia com seu faturamento que, apenas em 2019, alcançou a incrível marca de 27,3 bilhões de reais.
Mas não para por aí. Junto do crescimento da empresa, houve também o desenvolvimento de uma consciência sócio-econômica e ambiental. Em outras palavras, o Magalu reconhece o seu valor e utiliza-o em prol da sociedade, através de programas e projetos de incentivo.
E como a ProDiesel pôde colaborar com esse gigante do varejo? Como nossa parceria iniciou e por que vale a pena exaltá-la? Descubra a seguir!
Mas, antes, um pouco mais sobre o MagaLu.
Para entendermos a história do Magalu, retornamos à década de 50, na cidade de Franca, interior de São Paulo. Fundada pelo casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, a loja chamada “A Cristaleira” ganhou notoriedade pelo atendimento próximo, acompanhado pelos próprios donos.
Criado com a intenção de incluir, o propósito da empresa era tornar acessíveis à população produtos que apenas poucos privilegiados podem comprar – e continua até hoje. A empresa acredita na mudança da sociedade pelo acesso, indo além da venda de bens de consumo. As TVs, por exemplo, cada vez mais presentes nos lares brasileiros, informam e divertem. As máquinas de lavar, por sua vez, deram por muito tempo a chance de mulheres se inserirem no mercado de trabalho. Mudanças duradouras são assim: tímidas, porém constantes.
O nome “Magazine Luiza” partiu da própria população de Franca, em meio a um concurso organizado por Luiza para definirem um novo nome para a rádio da cidade. A atual presidente do grupo, Luiza Helena Trajano, trabalhou na loja aos 12 anos, durante as férias escolares. Foi aos 18 anos, entretanto, que entrou de cabeça na empresa, passando por diversos departamentos.
Feito, principalmente, de ciclos, o Magalu já passou pelo processo de expansão pelo interior e pela ingressão nos principais centros de cada estado. O de maior reconhecimento, porém, tem a ver com o momento que vivemos hoje: a abrangência regional e a transformação digital. Prova disso é o tempo que o ecommerce do Magalu levou para faturar seu primeiro bilhão: 10 anos, frente aos 43 que os pontos físicos precisaram para chegar no mesmo valor.
Atualmente, o Magalu conta com 1400 lojas físicas em 819 cidades e 17 CDs em várias regiões-chaves do país. Nada mal, certo?
Magalu e o compromisso com a sociedade.
Primeiramente, a diversidade está presente no “Jeito Luiza de Ser”. Além das diversas pautas inclusivas que envolvem clientes e parceiros, o Magalu se preocupa com o meio ambiente. Sendo assim, vamos falar sobre as iniciativas que visam a consciência ecológica e os cuidados com o nosso planeta?
De antemão, o uso de papel reciclado. Só em 2010, o Magalu usou 59 milhões de folhas de papel reciclado. Isso poupou mais de 1600 árvores a serem cortadas e livrou o meio ambiente de mais de 679 quilos de gás carbônico.
Vale a pena citar também o programa Sua Empresa, Sua Casa. Conduzido em seis CDs, visa educar colaboradores a cuidarem melhor do ambiente de trabalho bem como de suas casas. Como resultado, há: redução de desperdício de água, papel higiênico e no índice de avarias em equipamentos
Há também o Carona Amiga, que permite que colaboradores se organizem para reunir mais pessoas em um mesmo veículo. Além de poupar o ambiente, ajuda a poupar também os bolsos dos envolvidos. Por fim, diminui também o trânsito nos grandes centros urbanos.
Citamos também a associação com o Instituto Ethos e com o World Wildlife Fund (WWF), através da Hora do Planeta. Ah, e não podemos esquecer do CD de Louveira, interior de SP. Projetado para aproveitar a iluminação natural e a água da chuva, o espaço reduz o consumo de energia e o uso de água tratada. Os pallets usados no CD, por sua vez, foram adquiridos com certificação de manejo sustentável de florestas.
Aliás, foi no CD de Louveira que a parceria do Magalu e da ProDiesel teve início. Vamos focar nela?
Magalu e ProDiesel: uma frota de caminhões saudável
Mais de 70% das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa provém de veículos automotores. Além disso, a poluição sonora, cada vez mais presente nos grandes centros urbanos, também aumenta exponencialmente por conta dos carros, motos e caminhões.
Por conta disso, foi iniciado no final dos anos 2000 o controle de emissões de poluentes e ruído para veículos diesel, exigido pelo CONAMA bem como pelos certificados de qualidade, como ISO, SASSMAQ, ANTT, dentre outros. Entende-se que frotas mal cuidadas contribuem para a poluição do meio ambiente e, por isso, as empresas são cobradas para cuidarem de seus veículos.
A ProDiesel trabalha na emissão dos laudos de opacidade e ruído, que verificam a situação desses veículos. Felizmente, nos deparamos com um cenário que tornou nosso trabalho no Magalu ainda mais fácil e eficiente. Além do cuidado com os caminhões, que passam por manutenções periódicas, a equipe é conscientizada a relatar problemas e prestar suporte aos parceiros que farão a monitoria de qualidade, como foi o nosso caso.
Como parte do desenvolvimento de uma consciência ecológica que possui várias frentes, o controle de emissão de poluentes da frota de caminhões foi um sucesso. O projeto englobou os CDs de Louveira e Guarulhos e, como resultado do cuidado da equipe do Magalu, obteve 100% de aprovação.
E o que isso significa?
No final da operação, todos os caminhões e vans da empresa tiveram emissões de poluentes dentro do limite. Com uma frota numerosa como a do Magalu – que possui 100 veículos diesel no estado de SP e mais de 2500 em território nacional – chegar nesse resultado é bem trabalhoso.
Fica claro, entretanto, que prezar pela qualidade e pelo cuidado rende bons frutos. Hoje, o Magalu torna-se um case por parte da ProDiesel e uma referência para clientes futuros que vamos atender.
Com o sucesso da operação, o Magalu prova que é possível se desenvolver enquanto empresa e, apesar do tamanho, manter altos padrões de qualidade que contribuem com a saúde da empresa, da sociedade e do planeta.
Por fim, fica aqui o nosso obrigado: pela parceria, pela iniciativa ambiental, pelo cuidado com seu patrimônio, pela disponibilidade e auxílio do time e, principalmente, pelo compromisso com a excelência em pessoas e processos!