No dia 31 de julho, tivemos a oportunidade de atender a empresa Café Pacaembu, referência em sabor, qualidade e tradição no segmento da indústria de café torrado em grãos, moído e moído em cápsula. Essa liderança de mercado, entretanto, não seria possível sem uma estrutura satisfatória que garanta a execução das demandas, o compromisso com a excelência e o fornecimento de boas condições de trabalho para os colaboradores. Felizmente, em nossa visita encontramos uma equipe comprometida com esses valores, que se estenderam até aos prestadores terceirizados, como é o caso da ProDiesel.
Atenta à preservação do meio ambiente e a todos os novos valores definidos por meio dessa nobre e necessária missão, o Café Pacaembu busca cada vez mais a responsabilidade socioambiental. Essa preocupação é demonstrada, por exemplo, com a qualidade da frota de caminhões, vans e demais veículos a diesel, responsáveis pelo envio e abastecimento dos produtos em todas as praças contempladas pela empresa – e é aí que entra a ProDiesel, contratada para analisar a fumaça emitida pelos veículos e para realizar, posteriormente, a emissão de laudos de opacidade e ruído.
Imagine a quantidade de poluição que essa frota poderia gerar se a empresa não estivesse com a manutenção em dia e não se preocupasse com a emissão dos laudos de opacidade e ruído para confirmar os bons resultados? Ainda bem que nos deparamos com um cenário satisfatório e rigoroso, que apenas reforça a missão do Café Pacaembu.
Outras medidas ambientalmente responsáveis tomadas pela empresa são: programa interno de gestão de resíduos, controle da emissão de CO2 na atmosfera; reaproveitamento das águas pluviais por meio de reservatório subterrâneo que armazena a água da chuva; e recente aquisição do selo “eureciclo”, responsável por certificar que a logística reversa está ocorrendo – a empresa realiza a compensação ambiental de 100% do plástico e papelão utilizado nas embalagens e processos de transporte do café, enquanto a lei exige 22% da compensação ambiental.
Vamos conhecer a Café Pacaembu?
Fundada em 1957 por Michel Halla, o Café Pacaembu começou como uma pequena torrefação de café no centro de Vargem Grande do Sul, no interior de São Paulo. O nome, aliás, uniu as duas grandes paixões de Michel: o café e o futebol.
Após diversos desafios, lições aprendidas, determinação e a visão empreendedora de seu fundador, o Café Pacaembu completa 63 anos de existência em 2020, tornando-se uma das mais desenvolvidas indústrias do setor em toda a América Latina. Essa comemoração teve um gostinho ainda mais especial após a conquista do prêmio Melhor Café Extraforte, nos anos de 2018 e 2019, na categoria Empresa de Grande Porte, na conceituada premiação Melhores da Qualidade, organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Compromisso com o meio ambiente
Já é o segundo ano consecutivo que prestamos serviços para o Café Pacaembu, com a emissão de laudos de opacidade e ruído. No ano de 2019, encontramos uma frota de caminhões e vans em perfeito estado, com a manutenção em dia e emitindo na fumaça um nível mínimo de impurezas. E, para a nossa surpresa, não é que a mesma coisa aconteceu em 2020?
Por mais que já esperássemos bons resultados após nossa primeira boa experiência no ano passado, alguns veículos atingiram uma surpreendente média zerada! Isso significa que uma quantidade ínfima e não categorizada de impurezas na fumaça foi encontrada – um resultado comum apenas em veículos de fábrica, que não passaram pelo tortuoso processo de carga e descarga e ainda não rodaram milhares de quilômetros Brasil afora. Essa é a comprovação de que o cuidado e o rigor da empresa com seus ativos trazem um retorno prático no dia a dia.
Com os laudos de opacidade e ruído válidos por um ano, o Café Pacaembu tem consigo a certeza de que sua frota está em dia e que só precisarão se preocupar com uma nova renovação em 2021 – mas sabemos que o compromisso com a qualidade da frota continua pelos próximos 365 dias, o que garantirá uma nova aprovação de 100% da frota no ano que vem.
Obrigado, Café Pacaembu, pela recepção, pelo compromisso e auxílio do time e pela qualidade nos processos operacionais. Não é à toa que a empresa figura no top 10 brasileiro como uma das mais importantes indústrias de café do Brasil.