O que é laudo de opacidade e ruído?
Também chamado de “teste de fumaça”, o laudo de opacidade e ruído é a comprovação de que o veículo, máquina ou estacionário segue as legislações ambientais vigentes, estabelecidas pelo CONAMA e fiscalizadas por órgãos estaduais.
O que é CONAMA?
CONAMA é uma sigla para Conselho Nacional do Meio Ambiente e tem como objetivo estabelecer as políticas nacionais de proteção ao Meio Ambiente, atuando como órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).
Como é feita a aferição de fumaça e ruído?
Através de um aparelho chamado opacímetro, realizamos a medição da fumaça. Para isso, conectamos uma sonda no escapamento do veículo, máquina ou estacionário, e ligamos o aparelho, que realiza a análise da fumaça proveniente de, no mínimo, quatro acelerações em giro máximo. Para o ruído, medimos os sons provenientes do veículo em funcionamento através de um decibelímetro, desta vez em aceleração livre.
Quais informações o laudo de opacidade e ruído contém?
Esse documento deve conter as informações do cliente, seja pessoa física ou jurídica, os dados do veículo, máquina ou estacionário aferido, os limites aceitáveis para opacidade (fumaça) e ruído, e o valor das medições obtidas in loco. Por fim, se as medições estão abaixo do limite estabelecido pelo fabricante, adquire o status aprovado. Caso contrário, o veículo é reprovado e o laudo confirmará essa informação.
O que pode acontecer se meu veículo não possuir um laudo?
Além de não ter certeza quanto os níveis aceitáveis de poluentes na fumaça ou no ruído emitido, seu veículo pode ser multado pelos órgãos competentes (como a CETESB, em São Paulo). Além disso, dependendo do ramo de atividade da sua empresa, outras fiscalizações podem ocorrer e aplicar medidas administrativas severas. Outro impacto negativo envolve a parte comercial; muitas transportadoras exigem que seus agregados possuam veículos aferidos. Logo, os caminhoneiros precisarão do laudo junto do restante das documentações solicitadas. O mesmo pode acontecer com prestadores de serviços – empresas exigem laudos de opacidade e ruído para seus parceiros responsáveis por transporte de cargas ou locações de máquinas.
Será que não vale a pena pagar a multa ao invés de investir dinheiro nesse laudo?
Obviamente, o ideal é desenvolvermos nossa consciência ambiental e garantirmos que não estamos contribuindo direta ou indiretamente com a poluição do meio ambiente. É importante reforçar, porém, que o laudo auxilia tanto no quesito financeiro, como em manutenções. Através da análise da fumaça, é possível inferir se o veículo apresenta algum problema que impacte na emissão e, a partir disso, realizar uma manutenção preventiva que é, por si só, muito mais econômica. Além disso, é de nossa ciência de que a multa por emissão de gases superior ao aceitável custa de dez até cinquenta vezes mais do que o valor do laudo – ou seja, economia de médio a longo prazo.
O que acontece se meu veículo é reprovado em uma aferição?
Além da obtenção do laudo de opacidade e ruído com status reprovado, o veículo fica proibido de trafegar, pois entende-se que o mesmo está contribuindo no aumento dos níveis de poluentes presentes no ar.
Com qual frequência devo renovar o laudo de opacidade e ruído?
De acordo com a resolução 418/2009 do CONAMA, os laudos devem ser renovados a cada doze meses. Entretanto, alguns órgãos fiscalizadores exigem a renovação a cada seis meses, como empresas de coleta e transportadoras envolvidas com o carregamento e deslocamento de perecíveis.
Quais as iniciativas possíveis no caso de uma eventual reprovação do laudo?
Se o seu veículo está emitindo mais fumaça do que deveria, algumas das opções para resolver o problema são: utilização de diesel S10, que possui menos partículas de enxofre do que o S500; limpeza de tanque através de diálise técnica e descarbonização do sistema de injeção (ambos serviços prestados pela ProDiesel); substituição de filtros e, em casos mais avançados, substituição de componentes do motor que tenham relação direta ou indireta com a emissão de fumaça, como sistema de combustão.
Como posso me certificar de que a ProDiesel é apta para a emissão de laudos de opacidade e ruído?
Além de possuirmos uma equipe treinada para o manejo dos aparelhos e a interpretação dos resultados obtidos nas medições, possuímos equipamentos regulamentados junto ao InMetro, certificados de aferição e calibração dos nossos opacímetros, dispensa de licença da CETESB, o que regulamenta nossa atividade e tornam válidos nosso laudos, e, por fim, cadastro técnico do IBAMA, que contempla tanto a própria ProDiesel como a empresa que fabrica os aparelhos que utilizamos, a Altanova.
CONTATO
Estamos aqui para te atender!
ENVIE-NOS UMA MENSAGEM
Quaisquer dúvidas poderão ser
tratadas por e-mail